IV Encontro do Projeto de
Formação para Coordenadores Pedagógicos do Ensino Fundamental da Rede Municipal
de Ensino de Sinop/MT.
“Implementação da BNCC nas
Escolas”
Objetivo: Contribuir para desenvolvimento da
Função do Coordenador Pedagógico no seu Papel de Formador pela Escola e
favorecer o aperfeiçoamento profissional.
Planejar uma pauta formativa é muito importante
para que os momentos coletivos na escola sejam produtivos. Não podem faltar
leitura, levantamento dos conhecimentos prévios do grupo, ampliação dos saberes
por meio de vídeos e textos, socialização e sistematização dos saberes
construídos ao longo do encontro e uma avaliação final.
A Sequência Didática é uma forma de
planejamento pedagógico que possui inúmeras vantagens para a promoção da
aprendizagem ativa. No que diz respeito as escolhas metodológicas realizadas
pelo professor, é possível incluir diferentes abordagens para o trabalho
pedagógico. Tendo como base o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
-PNAIC e também o Programa Mais Alfabetização - PMALFA, destacamos que a
Sequência Didática é constituída por etapas, sendo fundamental a conclusão de
cada etapa para a realização da próxima (LERNER, 2002). Segundo orientações do
PMALF (2018): A ordem das ações, no âmbito das sequências didáticas é dada pela
crescente complexidade e dificuldade dos conhecimentos e conteúdo que
mobilizam. Essa progressão é a chave para a construção dos conhecimentos, e a
organização gradual do trabalho é sua característica fundamental.
Essa metodologia de ensino apresenta um
conjunto de atividades articuladas entre si, sendo que o seu desenvolvimento
ocorre de maneira ordenada, mediante a sucessão das atividades propostas.
Portanto, as atividades devem
apresentar uma trajetória bem definida com começo, meio e fim. Nesse
sentido, ao planejar o trabalho com Sequências Didáticas, é importante se
atentar para as características essenciais dessa atividade, para que a
organização do trabalho e do tempo pedagógico ocorra de modo qualificado e
eficiente.
Tema do dia: Cultura Digital/ Sequência
Didática
Pauta:
1- Boas vindas;
2- Mensagem do dia;
3- Avaliação das Formações no Google Forms;
4- Cultura Digital;
5- Sequência Didática nas Escolas;
6- Sequência Didática/ Características das Sequências Didáticas;
7- Sequência Didática como ferramenta para trabalhar Gêneros Textuais;
8- Organização da Sequência Didática – BNCC;
9- Atividade nº 01- Conhecer a Sequência Didática apresentada no Caderno Pedagógico Ensino Fundamental Anos Iniciais – Linguagem com o livro: Vaca Branca Mancha Preta, Autor: Pablo Bernasconi, Editora Girafas.
10- Atividade nº 02- Para casa – Realizar a Formação pela Escola de forma online, fazer o relato com fotos, postar no espaço da Plataforma Teams da Escola e enviar no e-mail tanianr562@Hotmail.com.
1- Boas vindas;
2- Mensagem do dia;
3- Avaliação das Formações no Google Forms;
4- Cultura Digital;
5- Sequência Didática nas Escolas;
6- Sequência Didática/ Características das Sequências Didáticas;
7- Sequência Didática como ferramenta para trabalhar Gêneros Textuais;
8- Organização da Sequência Didática – BNCC;

9- Atividade nº 01- Conhecer a Sequência Didática apresentada no Caderno Pedagógico Ensino Fundamental Anos Iniciais – Linguagem com o livro: Vaca Branca Mancha Preta, Autor: Pablo Bernasconi, Editora Girafas.
10- Atividade nº 02- Para casa – Realizar a Formação pela Escola de forma online, fazer o relato com fotos, postar no espaço da Plataforma Teams da Escola e enviar no e-mail tanianr562@Hotmail.com.
Formadores: Tania Nunes e Nilton Matsui
Nenhum comentário:
Postar um comentário