15 de agosto de 2018

Formação Continuada: O Professor no cotidiano das crianças, organizador e problematizador


Aconteceram nos dias 14 e 15 deste mês, foram 04 turmas, 02 turmas no período matutino e 02 no período vespertino, no Centro de Formação da Rede Municipal, o 1º Encontro da formação com os professores de 0 á 3 anos. Com a seguinte temática: Conversa sobre a criança e seu desenvolvimento em consonância com a B.N.C.C. ; Infância, começo da vida, com previsão para acontecer de 15 em 15 dias, e término para dezembro de 2018.

Tendo à sua frente a formadora: Patrícia Catharino e a participação especial da professora Natalina Rosa Latreille, desenvolvendo suas práticas e conhecimentos numa deliciosa troca de experiência. Para o primeiro tema, conversamos e trocamos experiências e práticas relacionadas ao desenvolvimento infantil, primeira infância.


O que é desenvolvimento infantil?


O desenvolvimento infantil é um processo pelo qual todas as crianças passam desde o nascimento até mais ou menos 6 anos de idade. Está relacionado ao desenvolvimento de habilidades específicas que garantem a autossuficiência da criança.

A trajetória que uma criança percorre desde que começa a deixar de ser bebê (dependência total), até começar a se transformar em um ser mais independente e autônomo está relacionado tanto as condições biológicas, como aquelas proporcionadas pelo espaço familiar e social (escola), com o qual interage.

São os pequenos aprendizados do dia a dia que fazem com que elas se tornem cada vez mais adultas.

O desenvolvimento é um processo complexo, que parece lento, mas, na verdade, é rápido. No curso de sua evolução e no estágio em que se encontra, o bebê dispõe dessa única, mas extraordinária ferramenta que é seu aparelho neurológico, responsável pelos sistemas motor e sensorial. Um aspecto muito importante é que esse aparelho evolui cotidianamente.

Esse desenvolvimento é, ao mesmo tempo, lento e rápido. Lento, porque é preciso, no mínimo, um ano inteiro para que o pequeno humano se torne uma criança capaz de manter-se firmemente em pé e andando. E demora ainda um ou dois anos, pelo menos, para que ele fale correntemente.

Também é rápido, porque esse movimento é constante e progressivo, trazendo a cada dia uma novidade, por menor que seja. O bebê apodera-se imediatamente dessa novidade para cultivá-la e prosseguir seu caminho e seu desenvolvimento pessoal.

Se o(a) educador(a) puder atender a criança sem pressa, respeitando o ritmo individual de cada uma, conversando com ela, explicando com palavras simples o que vai fazer, comentando as reações que observa, construirá, assim, um vínculo de confiança fundamental para o bem-estar do seu pequeno parceiro, mesmo que seja um bebê ainda bem novinho.







Texto e fotos: Patrícia Catharino
Postagem: Nilton Matsui

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