Aprendizagem e Diversão
No dia 29 de março de 2018, a EMEB Aleixo Schenatto promoveu o primeiro
Dia de Contação de Histórias e Gincana do ano. Foi um momento especial de
aprendizagem e interação entre alunos e professores, explorando o prazer em
ouvir histórias e músicas, bem como a diversão através da competição saudável
entre os alunos.
O dia letivo diferenciado foi pensado com o intuito de unir os alunos
dos períodos da manhã e da tarde para promover a socialização entre eles, já
que muitas vezes os alunos de períodos opostos nunca chegam a se encontrar ou
mesmo se conhecer. Uma boa forma de unir estas crianças num dia especial é
através de atividades prazerosas que despertem o interesse dos alunos, assim
sendo, a contação de histórias pelo professor e escritor Alex de França
Halleluyah foi o ponto de partida para as atividades deste dia. Já é de
conhecimento de todos nós que as crianças com menor poder aquisitivo tem pouca
ou nenhuma referência literária de qualidade, contendo toda aquela magia dos
desenhos e cores que tanto encantamento lhes causam. Embasando esse pensamento,
Silva (1985, p 25) afirma:
Com raras exceções em pontos isolados do processo histórico brasileiro,
não houve a preocupação em se desenvolver uma política 'honesta' que promovesse
o homem brasileiro em toda a sua plenitude. Assim sendo, os bens
culturais, no Brasil, têm uma
distribuição injusta, restringindo-se às elites. As classes trabalhadoras
encontram-se em desvantagem para produzir e expressar suas ideias porque não
tiveram o direito de ser leitoras.
Hoje a educação é um direito
de todos, então a literatura e a música precisam fazer parte deste direito,
para que a criança tenha oportunidade de desenvolver-se cognitivamente e
emocionalmente , viajando pelo maravilhoso mundo lúdico através das
brincadeiras ou contação de histórias, onde ela consegue fazer uma
experimentação do real com o fantasioso, se emocionando e vivenciando
sentimentos, podendo refletir criticamente
situações que lhe possa surgir ao longo da vida, fazendo com que se
desenvolva psicologicamente.
Após esse momento de
encantamento, foi realizada uma gincana entre os alunos com diversas atividades
organizadas pelos professores de Educação Física. As provas foram pensadas com
o intuito de atender todas as faixas etárias da escola, para de fato inserir
todos os alunos, de todas as turmas. Todos os professores se envolveram na
participação organizando as torcidas e selecionando os participantes de cada
prova.
Ao final do evento, vendo
os rostinhos de alegria e empolgação dos alunos, podemos sentir a alegria por
proporcionar um dia de diversão e encantamento aos nossos alunos, certos de que
esse momentos são essenciais para fazer qualidade na educação, pois assim
podemos promover maior qualidade na educação, uma vez que o lúdico resgata a
aprendizagem através de suas regras, conhecimentos sociais e o trabalho com os
conflitos internos por intermédio da representação simbólica.
AMARILHA, Marly. Estão
Mortas as Fadas?. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997 – Natal: EDUFRN
BRASIL, LDB – Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394/96. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, 4. Ed
SILVA, Ezequiel
Theodoro da. Leitura e Realidade Brasileira. 2. ed. Porto Alegre: Mercado
Aberto, 1985.
Texto e fotos da Professora Rosana Gallert Bet
Postado por Jaqueline Diel.
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